Background

Contabilidade Digital
completa para sua empresa.

Saiba mais!
Background

Tenha contadores
especialistas para cuidar
das rotinas da sua empresa.

Saiba mais!
Background

A sua empresa
organizada e bem planejada
financeiramente!

Saiba mais!

Tabelas Práticas

PER/DCOMP - RETIFICADOR SEM DEMONSTRATIVO DE CRÉDITO QUE RETIFICA O PER/DCOMP COM DETALHAMENTO DO CRÉDITO (REFERÊNCIA CIRCULAR)

Ocorrência: Neste caso, trata-se de um PER/DCOMP retificador que indica que o crédito está demonstrado em um PER/DCOMP anterior, que, por sua vez, é o próprio PER/DCOMP ativo em que o crédito está detalhado. Isso cria uma referência circular, pois o documento retificador faz referência ao próprio documento em que o crédito está detalhado. Se aceito, o documento retificador resultaria na ausência de um PER/DCOMP ativo com demonstrativo de crédito.

Origem provável da inconsistência: A inconsistência pode ter ocorrido porque o contribuinte assinalou, por engano, o campo "Crédito Informado em Outro PER/DCOMP" no PER/DCOMP retificador, ou então identificou erroneamente o PER/DCOMP a ser retificado.

Providências a serem tomadas pelo contribuinte: O contribuinte deve tomar uma das seguintes providências:

I) Transmitir um novo PER/DCOMP retificador para o documento a que se refere o PER/DCOMP objeto da intimação eliminando a informação do campo "Crédito Informado em Outro PER/DCOMP" e prestando as informações referentes ao crédito pretendido.

II) Transmitir um novo PER/DCOMP retificador alterando a informação do campo "PER/DCOMP retificador", indicando corretamente o documento que se pretende retificar.

III) Transmitir um Pedido de Cancelamento para o documento a que se refere o PER/DCOMP objeto da intimação.

Atenção! No caso de transmissão de um Pedido de Cancelamento, se o documento for uma Declaração de Compensação (DCOMP) e o contribuinte quiser compensar os mesmos débitos em outra DCOMP, deverá incluir, na nova DCOMP, os acréscimos legais incorridos entre a data de vencimento e a data de transmissão da nova DCOMP.

Consequência caso o sujeito passivo não atenda à intimação: Se o contribuinte não tomar nenhuma providência após receber o Termo de Intimação e transcorrer o prazo para regularização das inconsistências, o documento e todos os demais referentes ao mesmo crédito poderão ter sua análise prejudicada.

Importante: Para entender melhor os dados que constam do Termo de Intimação, o contribuinte pode acessar a página "Termos utilizados na intimação gerada por inconsistências entre dois ou mais PER/DCOMP."

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Jasiele Barros

Jasiele Barros

Fiscal

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Fiscal

Carla Souza

Carla Souza

Pessoal

Jéssica Felix

Jéssica Felix

Pessoal

Luciano Santos

Luciano Santos

Contábil

WhatsApp